Pergunte a Asha :
Roquear

by

Pergunta:
“Ano passado (com 54 anos) eu comecei a jogar hoquei com patins inline (depois de ficar 25 anos sem patinar. Eu configurei minhas rodas em 80,80,76,76 mas eu testei e percebi que 76,80,80,76 é muito melhor para giros e curvas mas não muito estável. Você tem algum conselho e qual configuração você recomendada e qual você prefere?” – Mick do Canadá.

Resposta:
Ótima pergunta Mick.

Primeiramente eu estou adorando a sua história de você voltar a patinar depois de ficar afastado um longo período. Sem dúvidas o seu corpo se lembra de algumas coisas e você vai progredir muito mais rápido que muitos iniciantes adultos.

Vamos falar de roquear. Encurtando a distância entre o eixo das suas rodas vai aumentar a sua capacidade de manobras pois poucas rodas vão tocar o chão de cada vez. Você me pediu para comparar o roqueado Hi-LO (80,80,76,76) e o Banana (76,80,76,80,76).

O roqueado em banana será ainda mais extremo lhe possibilitando fazer curvas mais fechadas que o hi-lo, mas como consequência, esta roda mais alta atrás pode produzir alguns momentos de instabilidade.

Banana Rocker

O Hi-Lo é uma ótima configuração para o hoquei pois ele irá empurrar seu pé para frente dentro do patins e reduzir a instabilidade de costas. Mas realmente a única forma de saber qual você prefere e qual é melhor pra você é testar os dois, mas por uma semana de cada vez. Não fique mudando a cada 5 minutos, de ao seu corpo tempo para se adaptar a nova configuração e então sinta qual fica melhor e melhora mais a sua habilidade. Não confie somente no que eu estou dizendo.

HiLo Rocker

Entretando, a maioria das pessoas ficam surpresas ao saber que eu pessoalmente não patino com nenhum roqueado (nunca) e ainda assim consigo fazer manobras legais, transições, pivots, giros etc. Eu acredito que há muita expectativa colocada no roquear dos patins (para produzir maior capacidade de manobras) e não suficientemente em boas técnicas, o que deveria ser o alicerce da sua patinação. Com boa tecnica você pode fazer pivots e até transição com um pé (três-voltas) usando uma configuração Flat. Roquear deveria ser a cereja do bolo que faria as coisas mais fáceis, mas se você der um de espertalhão, roquear não vai resolver tudo!

Se você tiver momentos de instabilidade com o Banana então talvés seja uma indicação de que o seu peso não está na parte correta do seu pé. Veja se você consegue flexionar os seus joelhos até sentir o seu peso na parte da frente dos seus pés em cada movimento. Isto irá aumentar sua estabilidade e parar aquela oscilação de costas.

Eu acho que os patinadores que passam muito tempo no slalom estão absolutamente corretos ao roquear seus patins e devem. O problema reside se você quiser em seguida patinar na rua (rápido) após o seu treino de slalom. Você vai mudar o roquer? Você pode mover uma roda e fazer um banana para aumentar a segurança na velocidade? Ou você faz slalom em alguns dias e patins de rua/velocidade em outros? Existem soluções para tudo, mas vale a pena testar cada opção e gerenciar suas preferências ou ajustando seus equipamentos, melhorando a sua técnica ou agendando seus diferentes tipos de patinagem para diferentes dias.

Espero que ajude.
Asha

Leave a Reply